quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Curiosidades do pintor Aleijadinho.


Arquiteto e escultor brasileiro
1730-1814.

Antônio Francisco Lisboa,``Aleijadinho``, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros – discute-se se sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel.
Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil. Apesar de, formalmente, só ter recebido a educação primária, cresceu entre obras de arte, já que, além de seu pai, um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais, conviveu muito com o tio Antônio Francisco Pombal, conhecido entalhador das principais cidades históricas mineiras.A foto é de uma obra de Aleijadinho.
site:http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=25028.0
site da foto:http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/a/imagens/aleijadinho_nossa_senhora.jpg&imgrefurl=http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/a/aleijadinho_antonio_francisco_lisboa&usg=__3CTfRKvVbAHpotG0NNOqqdpT3sQ=&h=383&w=238&sz=14&hl=pt-BR&start=7&um=1&tbnid=H0PRF6usNYlRcM:&tbnh=123&tbnw=76&prev=/images%3Fq%3Dobra%2Bde%2B%2Baleijadinho%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26um%3D1

6 comentários:

  1. adorei saber sobre a vida desse grande artísta e também me ajudou muito em um traballho...

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer um pouco mais a vida do Antônio Francisco Lisboa conhecido como Aleijadinho e isso me ajudou muito em um trabalho !

    ResponderExcluir
  3. esta me ajudando no meu trabalho obg

    ResponderExcluir
  4. esta me ajudando no meu trabalho obg

    ResponderExcluir
  5. Achei que só eu precisava disso pra um trabalho.

    ResponderExcluir